terça-feira, 5 de maio de 2015

Versões

“Há algo muito poderoso em cantar uma canção na sua própria língua” (Reuben Morgan, Pastor de Adoração da Hillsong Church Austrália).
“Para nós é incrível o fato de podermos nos unir e exaltar o nome Dele. Barreiras da língua não são um problema” (Jonathon “JD” Douglass, líder de louvor do Hillsong UNITED).




As Versões nos conectam de uma certa forma com outros, Sem elas como nos comunicar com povos distantes? existem tantas línguas diferentes eim...?
Ao pé da letra um Sunday (Domingo) seria um dia do Sol no Literal, um dia #de sol, um dia #do sol
um dia perfeito para ir a praia, e passear com a Família quem sabe? no entanto nem todo o domingo faz um sol de rachar (Se podemos dizer assim) tem domingo que caí um dilúvio, mas a Essência da palavra continua, Um GoodBye literalmente não é ADEUS é  bom tchau, não significa que nunca mais nos veremos novamente.
A Essência do domingo assim como o do Goodbye é uma só em português ou em inglês ainda que por meio de palavras fujamos um pouco da realidade existencial, a Essência do domingo é um dia que você tem livre, e do Xau, Até logo, Adeus, é a despedida
Eu tinha uma visão muito diferente sobre versões e vivia criticando certas canções que perderam a originalidade quando transportadas para a nossa língua, também ficava falando que os cantores perdia a sua criatividade ao executar canções já entoadas em outros lugares do mundo, tudo besteira da minha cabeça
É preciso criatividade para versionar uma canção, colocar no tempo certo uma palavra que combine, no mesmo tom, métrica, ritmo etc...
Não estou defendendo que devemos perder nossa brasilidade, Criar é bom, vem de Deus, mas imagine só, conheço um caso que aconteceu com uma amiga minha, ela foi para Israel no ano passado e trouxe para nós um vídeo de povos distantes, irmãos chineses, argentinos, ingleses, e de lugares inimagináveis, até onde usam dialetos e todos estavam cantando ao Senhor, em unanimidade, declarando canções globais, que todos os povos conheciam, cada um na sua língua, com a mesma essência, com um coração agradecido, dentre as canções estavam Aclame ao Senhor, Grande é o Senhor, Nada além do Sangue, Vai valer apena, Agnus Dei, Me rendo, Poder pra Salvar, Mais Perto, Santo Espírito, Tudo é pra tua glória, Poder do teu amor, entre outras versões da Harpa Cristã, era lindo!





Não quero com isso convencê-lo (la) a aceitar versões mais eu tive minha mente transformada pelo Espírito Santo
Ele também lembrou-me de

A Bíblia é uma versão, o Original dela não é em Português!





Não quero dizer com isso que Ela perdeu a originalidade mas que tem a mesma Essência. O Evangelho para TODOS!






Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor!!!

Em uma só voz louvaremos ao Senhor naquele grande dia!

Como concordar sem sabermos o que o nosso irmão expressa? Se concordarmos na terra algo tremendo acontece!

Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 
Mateus 18:18

Não estou dizendo com isso que devemos só fazer versões de coisas que Deus tem dado aos profetas de longe, Deus quer nos usar, com dons e talentos diferentes, a pluralidade dos dons, Ritmos diferentes, Sons, a peculiaridade de cada um afinal Ele é o Pai das Luzes, o Deus Criativo, Ele é o Criador, sua fonte é inesgotável, existe toda uma "moda" e uma motivação por trás de versionar, mas isso não compete a mim, compete ao julgamento do Criador, Eu já fui abençoado tremendamente com versões e é sim necessário criatividade, existem ministérios sérios que trabalham com isso, estudar outra língua, colocar em melodias já existentes o "entendível" possibilitando assim que o adorador da língua versionada participe juntamente do coro, eu tive uma líder que foi pra Israel e na torre de oração diversos intercessores adoravam a Deus com uma canção, cada um em uma língua, imagine o coração do Pai, como não ficou? a Igreja global adorando junta e proclamando uma só verdade! todo o diferencial deve ser amor

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine
1 Coríntios 13:1

No amor do Cordeiro 
Melquisedeque Souza





quarta-feira, 11 de março de 2015

Meu Ontem

    
    Exatamente, meu ontem quantas vezes nos pegamos vasculhando nossas memórias e parando nos momentos refletidos através de uma frase, um perfume, fotografias, Existe algo chamado de eternidade onde os momentos, os segundos, as semanas, não existem, onde o "deus" chamado relógio não age, no tempo Chronos que é o que conhecemos nesta dimensão cujo nosso corpo é o "carro", o transporte para que possamos trabalhar, estudar, agir, transformar, executar e se movimentar temos algo chamado de ATIVISMO, no qual nunca temos tempo para nada, sempre correndo, esperar vinte minutos é comparado a uma eternidade e nem se fala se houver no meio do caminho um tal de engarrafamento.
     Falando de Ontem mesmo, não um passado distante mas um passado recente e para ser mais exato as 19:30 do dia 10 de Março, tive a oportunidade espetacular de rever amigos que a certo tempo não mais os tive oportunidade de sentar, comer, conversar e rir, o pretexto mais que especial foi o aniversário da Sara, pude entrar nas realidades deles enquanto conversávamos e comíamos, uns estudando muito, outros trabalhando pra caramba e enquanto isso o comprometimento do face a face se esvai, tudo bem que temos infinitas tecnologias hoje, grupos no "Whatsapp", "Messenger no Facebook", "Telefones", mas nada como um sorriso no olhar, ainda que as conferencias de vídeo no "Imo" ou no "Skype" possam "Encurtar essas distâncias" nada como parar e se encontrar, Abraçar, trocar informações mais do que concretas, alimentar e reacender a chama da amizade. Eu por exemplo amo internet e nada contra esses "aplicativos facilitadores", precisamente eu abro mão de cada um deles para assistirmos juntos a um filme, além de mostrar nessa postagem o quanto os amo e são especiais pude pensar mais sobre o propósito da nossa criação.
     O ser humano é um ser comunicativo e nenhum que exista por mais introspectivo que seja, nenhum foi programado para isolamento, creio piamente no criacionismo e isso implica que o meu "eu", minha essência verdadeira foi criada por Deus para comunicação direta com Ele, como tem andado isso em cada um de nós? Guardamos fotografias de momentos singulares que nos remetem a tempos que elevamos como perfeitos porque fizemos coisas que nos satisfizeram a alma, enquanto que a palavra nos afirma  Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Salmos 37:4 e a novidade de vida que podemos usufruir mediante a obediência Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Isaías 43:19.
     O mundo dos três minutos para que o famoso "miojo" fique pronto nos manda correr, correr e correr, queremos que o dia se estenda e deixe de ter 24 horas para terem 30 para que possamos finalizar um trabalho, estudar etc e nós entramos nisto fazendo o que? se submetendo, trabalhando, investindo, para que venhamos a comprar e  consumir mais e mais, não estou defendendo a cultura da preguiça, longe de mim seja isso, mas precisamos de encontrar um equilíbrio e lembrar sempre que porque fazemos determinada coisa não nos tornamos essa coisa, "somos seres e não fazeres", o que eu produzo não sou eu!
    Minha identidade me diz quem sou, aponta meu propósito e me impele ao destino único pelo qual fui planejado, acho que não existe maior desperdício do que ter sucesso no que não é o meu propósito...e enfim como que eu descubro isso Melk? Simples, quando quero saber o funcionamento correto de determinado objeto, leio o seu manual de instruções, falo com alguém que conhece, temos privilégio pois podemos falar diretamente com o nosso "programador" nosso "criador" e ler nosso manual de instruções (Bíblia Sagrada)

Vamos desacelerar um pouco? 
No Amor do Cordeiro
Melquisedeque Souza

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Final Feliz

     

 E é com grande alegria no meu coração que eu venho escrever o primeiro Post no Blog que vai ao ar, e assim como sementes de dentes de leão, se espalham através do sopro e se multiplicam em lugares diferentes, espero que esse texto inunde algumas telinhas, sejam elas nos computadores, sejam de visor de celular.
      As artes sempre arrebataram meu coração, teatro, dança, música, escritos, imagino o quão cada detalhe significativo foi desenrolado até chegar em cada pedacinho que compõe a história, a arte que conta, os detalhes e as sensações que nos inundam e preenchem lacunas em nossa alma, ainda que momentaneamente, apreciar o belo é algo que é real, que num mundo ativista em que não temos tempo para mais nada, vez ou outra ocorre, mas "peraí" Melk, é o começo do seu blog e o título do seu post se chama "Final Feliz" como assim? algo do tipo princesinha da disney? primeiro beijo? o que você quer dizer com isso? 
      Para quem prefere ir direto ao ponto, com conhecimentos adquiridos nos últimos livros e nas últimas experiencias do meu dia-a-dia, gostaria que você parasse um pouquinho para pensar em algumas coisas: 1 - o que é felicidade? 2 - Qual o final feliz perfeito?  Se formos ao dicionário vamos ler que felicidade é:

 substantivo feminino
  1. 1.
    qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

        Como ser feliz em um mundo onde tudo ao redor diz que precisamos ter para ser feliz, que precisamos parecer com um certo ator/cantor/ um protótipo de perfeição, como que eu me contento em meio ao mundo do consumismo e onde eu valho o que tenho?
Respondo, se eu tiver a minha identidade firmada e souber quem eu sou, e quando falo de identidade remeto ao conhecimento da verdade a cerca de nós mesmos nas diversas áreas e condições da existência, a Isabel Coimbra me ativou a entender que um individuo que sabe quem é, tem poder para transformar o meio onde ele se encontra, não existe música de guerra, existe o guerreiro, como eu me porto em determinadas circunstâncias faz toda a diferença!

        Contudo finalizo esse texto com a seguinte frase do livro "O liberador de Sonhos"
O lugar mais rico na face da terra não se encontra nas minas de diamante ou nas jazidas de petróleo nem nos fossos de urânio, está no cemitério, sob aqueles pedaços de grama estão incontáveis melodias que não foram entoadas, poemas que não foram escritos, os canteiros cobertos de grama transbordam idéias brilhantes que nunca foram executadas, sucessos não obtidos e sonhos não concretizados, e em meio a tudo isso eu decido! Não pretendo dar outra coisa ao cemitério que não seja a carcaça vazia de uma vida bem vivida!
 


     - Voltando,  O muito querer me faz corromper o que já está dentro de mim, plantado pelo próprio Criador, pois assim como um pai faz uma mala de um filho para ir a determinado lugar e coloca tudo o que ele precisa para trilhar esse caminho chamado de Jornada, Deus colocou dentro de nós mesmos o segredo!
      Minha Identidade aponta para o meu propósito e o mesmo aponta para o meu destino, dotado de dons e talentos específicos, único pois Deus não repetiu nem as mesmas digitais em seres tão parecidos como irmãos gêmeos, vocacionado para Ele, por Ele e totalmente dEle! 


E como um bom amante da música, não posso deixar de fechar esse primeiro texto com ela, Final Feliz de Deise Jacinto. Espero que não tenha sido uma perca de tempo correr os olhos nesse texto

No Amor do Cordeiro
Melquisedeque Souza